Muitas pessoas não entendem a importância de realizar os exames laboratoriais. Porém, é graças a eles, por exemplo, que os especialistas conseguem perceber se o organismo do paciente apresenta algum tipo de alteração, mesmo que seja assintomática (quando não apresenta sintomas). Assim, se feitos quando necessário, os médicos conseguem iniciar o tratamento o mais cedo possível. Além disso, há outros fatores que exigem que você faça algum tipo de exame laboratorial, como quando a sua empresa solicita. E como muitas pessoas ainda possuem diversas dúvidas sobre os exames laboratoriais, hoje iremos esclarecer 10 das mais frequentes. Continue lendo!
1. Beber água “quebra” o jejum?
Não. Porém, se a ingestão for exagerada poderá interferir no exame de urina.
2. O uso de remédios podem interferir em exames laboratoriais?
Depende. Isso porque, muitos medicamentos são capazes de interferir nos resultados dos seus exames. Porém, não suspenda nenhum medicamento sem a autorização do seu médico. Dessa forma, informe o laboratório sobre todos os medicamentos que você faz uso.
3. É permitido fumar antes de realizar o exame?
Os médicos não recomendam, pois pode interferir em alguns testes.
4. No caso das vitaminas, há alguma incompatibilidade entre elas e os exames laboratoriais?
Sim, pois elas também são capazes de atrapalhar determinados exames. Por exemplo, a vitamina C consegue alterar o de creatina. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária.
5. É possível realizar o exame de sangue com resfriado, gripe ou febre?
Sim. Aliás, alguns exames são solicitados justamente porque a pessoa está com febre, pois a intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em alguns casos, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Dessa forma, o seu médico é quem deve avaliar a necessidade de realizar os exames no estado febril.
6. As bebidas alcoólicas são capazes de alterar resultados de exames?
Sim, com certeza. Principalmente o de triglicérides.
7. A menstruação pode interferir nos exames de urina?
Sim. Dessa forma, o ideal é realizá-lo fora do período menstrual. Porém, se houver algum tipo de urgência, a urina pode ser obtida, tomando o cuidado necessário de fazer a higiene antes da coleta. Assim, seu médico deve ser informado quando receber o seu resultado.
8. É necessário que a pessoa esteja em jejum para colher o exame de fezes?
Não. Dessa forma, para o conforto do paciente é melhor que o material seja colhido em casa, mas com o frasco fornecido pelo laboratório. Sendo assim, o material deve ser levado ao laboratório o mais rápido possível.
9. Por que quando se tira sangue, às vezes, o local fica roxo?
O nome desse “roxo” é hematoma, basicamente, isso é o extravasamento de sangue para fora da veia. Dessa forma, ele pode ocorrer em diversas situações, por exemplo: quando se tem veias finas ou delicadas, insuficiente compressão no local da punção, quando o paciente utiliza algum tipo de medicamento que altera a coagulação de seu sangue, entre outras razões.
10. É possível realizar exames por convênio sem requisição médica?
Depende. Isso porque, para realizar quaisquer exames por convênio é preciso ter uma requisição médica. Porém, se for um cartão de desconto com pagamento no ato, a requisição médica não é obrigatória.
E aí, conseguiu esclarecer alguma de suas dúvidas? Esperamos que sim. Porém, se ainda possuir alguma questão em aberto ou se precisa realizar algum tipo de exame laboratorial, a Clínica Médica Guedes Ribeiro pode te ajudar. Possuímos diversos tipos de atendimento para as empresas e para a comunidade em geral. Entre em contato conosco!
Comentários