Não é novidade para ninguém a incidência do Coronavirus neste ano de 2020. No entanto, alguns cuidados básicos no trabalho devem ser tomados todos os dias para evitar não só essa, mas também outros tipos de doenças.
Foi disponibilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um documento de orientações sobre a prevenção do COVID-19 no ambiente de trabalho. As orientações devem ser seguidas mesmo se não houver nenhum caso confirmado na sua região.
COVID-19 é o nome dado a doença provocada pelo Coronavirus, uma família de vírus cujo novo agente foi descoberto em 31/12/2019, na China, e que causa infecções respiratórias. Outros casos de Coronavirus causaram doenças como SARS e MERS – que fizeram vítimas nos anos de 2002 e 2012, respectivamente.
Os sintomas do COVID-19 incluem: febre, tosse e dificuldades para respirar.
Embora a taxa de mortalidade do COVID-19 seja menor – se comparada a SARS e MERS – a propagação do vírus é alarmante e, para evitar o contágio, certas medidas de prevenção devem ser tomadas.
Orientações para o ambiente de trabalho
Abaixo, confira as orientações da OMS sobre como agir no ambiente de trabalho:
- Superfícies como mesas de trabalho e cadeiras, e objetos como telefones, monitores, teclados e computadores, devem ser limpos e desinfectados com frequência, utilizando álcool. O contato com superfícies contaminadas é uma das principais formas de propagação do vírus;
- Dispensers com álcool em gel devem ser colocados em áreas com maior circulação de funcionários. O fornecimento e uso de sabonete líquido nos banheiros também é recomendado;
- Promova a higienização correta das mãos através de comunicação interna, como cartazes e intranet. Lavar as mãos corretamente e com frequência previne a contaminação;
- Distribua lenços de papel pelo ambiente de trabalho e incentive o uso destes ao tossir e/ou espirrar. Lixeiras com tampa para o descarte correto dos lenços devem estar disponíveis;
- Se possível, o ambiente de trabalho deve estar sempre bem arejado, pois assim evita-se, também, outras doenças como resfriados e gripes comuns;
- Em caso de viagens a trabalho, deve-se sempre verificar o risco de contaminação no local de destino, bem como a possibilidade de adiar a viagem;
- Durante a viagem, deve-se permanecer atento às rotinas de higiene. Evite ficar a menos de 1 (um) metro de distância de pessoas que apresentem tosse ou espirros;
- Ao retornar de viagem, empregado e empregador devem monitorar o aparecimento de sintomas durante 14 dias. É recomendado realizar a medição da temperatura corporal duas vezes ao dia;
- Caso haja o aparecimento de algum sintoma, avise a empresa e permaneça em casa, evitando o contato com familiares e demais pessoas. Ligue para o disque-saúde, no telefone 136, e/ou vá até a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Informação e prevenção são as melhores alternativas para evitar o surto da doença e o pânico da população.
Converse com seus colegas de trabalho e divulgue apenas informações verdadeiras sobre o COVID-19.
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